NOTÍCIAS

quinta-feira, 4 de maio de 2023

Atos do Senhor Jesus Cristo

por Pedro Meijer


O livro dos Atos dos Apóstolos relata os Atos do Senhor. Lucas, o autor deste livro enfatiza a continuação da obra do Senhor.Mas o Senhor Jesus não estaria cansado de seu trabalho contínuo? Ele é humano também.Certamente, antes da sua ressurreição, Ele às vezes estava cansado, mas na situação de Atos 1 o Senhor não está mais cansado. Ele tem um corpo perfeito após sua ressurreição.

Lucas descreve em Atos 1 e 2 a continuação da obra de Jesus: depois da Páscoa vem a Ascensão e o Pentecostes. Trata-se dos dias anteriores à sua Ascensão, dos dias de preparação para o evento. Percebemos que Jesus está ocupado, num trabalho contínuo entre a ressurreição e a ascensão!! Muito clara é a continuidade, após sua a ressurreição, em Atos 1: 1 e 2. 

De qualquer forma, a Ascensão não é a conclusão da obra de Jesus. Pelo contrário, o Senhor Jesus continua sendo o Sujeito da longa sentença aqui (no grego dos versos 1 a 3).Ele é o Protagonista, a Pessoa que age. Como é que Atos 1 mostra esse trabalho contínuo? Gostaria de mencionar três pontos principais:

1). O primeiro versículo mostra que o trabalho consiste em obras e ensinos (1:1), “fazer e ensinar”. Pensemos nos feitos de Jesus, milagres, curas, e todos os tipos de sinais.Inclusive (vs.3) as muitas aparições de Jesus depois da Páscoa, o que nos lembra do grande milagre de Jesus estar vivo! Também 1:2 fala de ações: Jesus foi levado (para o céu) depois... Ele estava ocupado! Ordens foram dadas aos apóstolos, suas últimas instruções para a ascensão: que os apóstolos fiquem esperando em Jerusalém, cf. Atos 1:4ss. Ele deu muita interpretação das Escrituras (Lc.24) e trouxe seu ensinamento.  Ensine com autoridade, surpreendentemente, sobre o amor fraternal e o Reino de Deus. Veja Jesus ocupado, o tempo todo, como seu Salvador. Acredite que Ele é o Principal Ator na sua e na minha história de vida.

2) Seu trabalho contínuo é para Sua igreja.Claro, a obra de Jesus tem também a ver com o mundo. Ele, o Senhor dos senhores e o Rei dos reis. Mas o povo de Cristo está no centro de sua atenção. É por isso que Ele está ocupado trabalhando com os apóstolos. Ele está preparando para a ascensão e além. Isso é evidenciado por duas coisas: 1º, no vs.3: Ele se mostrou vivo aos apóstolos com muitos sinais (provas), e isso por 40 dias. Este período é suficientemente longo para dissipar qualquer dúvida antes e agora. 2º, v.2, a comunicação sobre o Espírito Santo. O Espírito de Pentecostes já estava lá.Isso torna os apóstolos extremamente confiáveis ​​para a igreja posterior. Os apóstolos não dizem nada, não, eles têm a Palavra de Cristo, a Palavra do Espírito. Então os escritos dos apóstolos, no NT, são do Espírito! E assim Ele é precisamente a nossa salvação, a tua salvação, a minha salvação.

3) Mas Lucas olha além da minha salvação pessoal. Pois as conversas do Senhor com os apóstolos visavam o Reino de Deus, o propósito do trabalho contínuo de Jesus.Assim o encontro do Senhor com os apóstolos tem uma ótima perspectiva. Em última análise, tudo trata da vinda do Reino de Deus. Lemos no final, em Atos 28:31, que Paulo pregou o Reino de Deus. O Reino de Deus, é para ele que seja crente, e para isso que sejamos igreja, na ação de orar pela vinda desse Reino. Nossas vidas, com seus dias bons e maus, servem a vinda do Reino de Deus. Usemos nossos talentos, sejamos vivos na fé, para servir esse Reino vindouro. Lucas escreveu a continuação da obra de Jesus com seus atos e com sua Palavra.Esta história sequencial tem um "Fim Feliz": o Reino de Deus. Quem crer em Jesus o verá.Portanto, creiam antes de ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião, crítica, etc. (Todos serão avaliados antes de serem publicados pelo moderador)

Atos do Senhor Jesus Cristo

por Pedro Meijer O livro dos Atos dos Apóstolos relata os Atos do Senhor. Lucas, o autor deste livro enfatiza a continuação da obra do Senho...